É verdade que ela perdeu força nas manchetes e noticiários brasileiros - ou pelo menos teve de dividir espaço com fatos relevantes e de grande repercussão, como o vírus Influenza A e o recente acidente aéreo envolvendo o Airbus da Air France -, mas a crise financeira global ainda está aí, impac Air France -, mas a crise financeira global ainda está aí, impac Brasil, mais do que afetar a economia, a crise deu origem, de acordo com o coach executivo Renato Ricci, a um novo perfil de líder. Segundo o especialista em liderança, líderes arrojados, ambiciosos, solucionadores de problemas, especialistas e com atitudes pró-ativas agora são parte do passado. Hoje, diz Ricci, o perfil de executivos inclui características como analítico, centrado, otimista, generalista e com atitudes preventivas.
“O papel do principal líder de uma organização está mudando gradativamente. Poucos anos atrás, qualquer headhunter assumiria que ousadia era uma característica importante do perfil executivo. Após o segundo semestre de 2008, está claro que ousadia pode custar muito caro”, diz Ricci. O consultor afirma, ainda, que os executivos hoje precisam ser mais completos. “Em vez de ousadia, talvez devêssemos desenvolver a capacidade de visão crítica de nossos líderes. Ou seja, capacitá-los a entender e mergulhar em um cenário mais minucioso; aprofundar-se nas variáveis que estão à margem do segmento de atuação.”
Ricci lista algumas das mudanças mais significativas não apenas nas características do novo modelo de líder, mas também em aspectos com os quais eles precisam lidar. Confira e veja se você está nadando contra ou a favor da maré.
Perfil
Antes: Arrojado, dinâmico e ambicioso
Agora: Analítico, centrado e antenado
Foco
Antes: Missão, visão e resultados de curto prazo
Agora: Redesenho do negócio e visão global de médio prazo
Indicadores
Antes: Lucro e dados do mercado financeiro
Agora: Sustentabilidade e inovação
Gente
Antes: Foco na melhoria dos déficits de competência
Agora: Foco na alavancagem de talentos potenciais
Remuneração
Antes: Atrelada a resultados de momento
Agora: Atrelada a sustentabilidade futura
Experiência
Antes: No segmento de atuação e nas minúcias do mercado
Agora: No ambiente macro que circunda o negócio
Lema
Antes: Vença a batalha do dia
Agora: Mantenha-se vencedor
Atitude
Antes: Pró-ativa
Agora: Preventiva
Desafio
Antes: Superar metas
Agora: Definir metas
Desenvolvimento
Antes: Coletivo e motivacional
Agora: Individual e energizante
Habilidade
Antes: Resolver problemas e conflitos
Agora: Superar adversidades e ser otimista
Competência
Antes: Especialista com foco no negócio
Agora: Generalista com foco no mercado global
terça-feira, 16 de junho de 2009
Assinar:
Postagens (Atom)