sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Treino, jogo e pódio...

O octacampeonato da Liga Mundial de vôlei conquistado em Belgrado (Sérvia), pela seleção masculina, comandada pelo técnico Bernardinho, foi muito importante para o grupo campeão, que sofreu uma grande renovação desde os Jogos Olímpicos em Pequim (2008). Mais do que o título, Bernardinho conseguiu o que muitas empresas perseguem: conquistar a liderança e manter os resultados excepcionais mesmo com renovação dos colaboradores.

Por um lado, as empresas têm problemas maiores do que o da seleção de Bernardinho: achar talentos, contratar os melhores, treiná-los, retê-los, superar as metas traçadas e alcançar resultados superiores aos da concorrência. Por outro, pecam em não seguir uma premissa básica de todo time ou esportista campeão, incansavelmente defendida por grandes técnicos e especialistas. Que premissa é essa? O que os gerentes ou diretores comerciais precisam fazer de diferente para alcançar resultados melhores?

Pergunte ao próprio Bernardinho qual é o segredo de um time campeão e ele responderá: Mais importante do que o jogo em si é a preparação para o jogo. Em poucas palavras, treinamento extremo! A única hora que um técnico tem para ensaiar, testar e repetir exaustivamente tudo o que deve ser feito na quadra é justamente no treinamento. No momento do encontro com o cliente, ou você está preparado, ou perde a venda. O ambiente competitivo moderno reserva muitas surpresas e não tem espaço para ensaios.

Portanto, ninguém nasce sabendo, nem cresce sem aprendizado. Colaboradores e gerentes têm sua parcela de responsabilidade em relação ao treinamento, avaliação e capacitação. Ainda que sua seleção seja excelente, existirão outras também excelentes que testarão sua preparação e competência. Se você quiser manter um time ganhando, aprenda com Bernardinho: não existe sucesso sem treinamento extremo. Treine, treine, e depois, treine mais um pouco só para ter certeza!

O jogo começa no treino e termina no pódio.