quinta-feira, 16 de julho de 2009

Aja Como Se

No livro vermelho Dale Carnegie cita a ferramenta "agir como se" para desenvolver o interesse pelo trabalho, conforme trechos abaixo:

"[...] se fizer o meu trabalho como se gostasse dele de verdade, então, até certo ponto, gostarei dele." (Dale Carnegie, Como evitar preocupações e começar a viver, p. 310)

"Aja 'como se' estivesse interessado em seu trabalho, e essa pequena 'atuação' fará com que o seu interesse se torne real." (Dale Carnegie, Como evitar preocupações e começar a viver, p. 310)

Segundo Dale Carnegie, esta filosofia foi desenvolvida pelo Prof. Hans Vaihinger.

E, ao ler o livro O Poder do Entusiasmo (Norman Vincent Peale) encontrei algo semelhante, onde o autor fala do princípio "como se", citando William James:
"Se deseja uma qualidade, aja como se realmente já a tivesse. Tente a técnica do 'como se'. Ela está repleta de poder, e funciona." (Norman Vincent Peale, O Poder do Entusiasmo, p. 30)

Na mesma página, o autor diz que:

"É lei provada da natureza humana que, conforme nos imaginamos ser, e conforme agimos na suposição de que somos o que nos vemos sendo, iremos, com o tempo, tendendo fortemente a nos tornarmos assim, contanto que perseveremos no processo." (Norman Vincent Peale, O Poder do Entusiasmo, p. 30)

Aqui, é possível fazer relacionamento com a "visão", que é escrita no Plano de Avanços, onde devemos "imaginar" que já possuímos a(s) habilidade(s) que desejamos desenvolver, e por isto colocá-la no presente, isto é, "...Hoje eu sou trainer da Dale Carnegie..."

Portanto, me parece muito poderosa a ferramenta "Aja como se". O que vocês acham?

Abraços e uma ótima semana.

Ciro Daniel

Nenhum comentário:

Postar um comentário