quinta-feira, 16 de julho de 2009

O Poder do Entusiasmo

Lendo o Livro "O Poder do Entusiasmo" de Norman Vincent Peale, que por sinal é excelente, encontrei uma ferramenta que o autor denomina de "Método para nos tranformarmos seja em que tipo de pessoa for" (literis). o "método" é o seguinte:

1) "[...] decidir primeiro, especificamente, que característica particular desejamos possuir, e depois manter essa imagem com firmeza em nossa consciência [...]"
Obs: Este primeiro passo podemos relacionar com o Ciclo de Melhoria da Performance, onde no último quadrante, mas que na realidade é o primeiro passo, é identificar a Habilidade que desejamos desenvolver. Isto é, é o primeiro contato do participante, onde ele já começa a pensar em habilidades a serem desenvolvidas, que culminarão no Plano de Avanços. Quanto a segunda parte, que não está em negrito, no caso da ferramenta Dale Carnegie, os partcipantes, além de manter na consciência a habilidade desejada, eles escrevem a Visão, portanto me parece mais poderoso, pois uma vez escrito torna-se mais forte na consciência. Também podemos fazer um link com os 4 passos para gerar entusiasmo (despertar a vontade), onde o primeiro passo é justamente estabeecer o "objetivo".

2) "[...] segundo: passar a desenvolver a imagem pela ação, como se realmente possuíssemos a qualidade desejada."
Obs: Neste passo, acredito que está muito relacionado com os compromissos que os participantes fazem, e que colocam em ação diversas ferramentas, como por exemplo os princípios, para conseguirem os avanços descritos no plano de avanço, rumo à visão. Novamente podemos linkar com o passo 4 para gerar entusiasmo, que é a "ação".

3) "E terceiro: acreditar e repetir, com firmeza, que estamos no processo de autocriação da qualidade que desejamos desenvolver."
Obs: Repetir é o que instigamos os participantes a fazerem, seja por meio dos compromissos, por meio do treino antes da apresentação, e a apresentação em si. Além disto, na primeira sessão, quando mecionamos os "5 Ps", destacamos que o treinamento é progressivo e permanente.

(O Poder do Entusiasmos, Norman Vincent Peale, p. 30)

Tenham uma ótima semana.

Abraços,

Ciro Daniel

Um comentário:

  1. A melhor coisa que me aconteceu na vida , foi sem
    duvida o ter tirado nos anos 60 , o curso Dale Carnegie em Lourenço Marques . Quem tirar este curso a sério só tem a ganhar .Eu ontem contei um
    caso , num portal Dale Carnegie. Volto a contar para verem o que se ganha com esse curso . Quando
    eu tinha 2 aulas por semana , eu saia do serviço apanhava o autocarro para casa , comia qualquer coisa e voltava para ir ao curso . Um dia um amigo
    policia , quando eu ia a casa , Jaime anda sempre a correr ,eu disse vou comer e buscar a minha pasta para ir ao curso Dale Carnegie,na brincadeira disse olhe os policias bem precisavam .Ele muito sério disse : os policias presisam de saber ler e escrever a lei pelo seu lado e o cassetete .Na vez seguinte ele disse , eu posso assistir a esse curso ? eu disse pode olhe sesta feira , diz ele então na sexta vou bus-calo ao serviço .Quando entrou ouvio uma pessoa e perguntou eu posso matricular-me falei com o director ELE aceitou e o meu amigo foi tirar o curso logos ás primeiras aulas , foi tirar também
    o primeiro segundo e terceiro ano do liceu num ano
    e o quarto e quinto no ano seguinte . Passou de policia a Comissário de policia . Obra de Dale Carnegie
    Jaime Ferreira

    ResponderExcluir